A área da hotelaria no mundo tem passado nos últimos tempos pela influência de plataformas digitais como Airbnb, Booking.com e outras, que estão moldando novas formas de como as pessoas escolhem suas hospedagens.

Apesar disso, o mercado hoteleiro tem se reinventado e buscado meios para conviver com essas tecnologias. E um dos profissionais que conhece bem esse setor é Abdou Antônio Farah, natural de São Paulo, filho de pais libaneses, daí seu sobrenome.

E experiência não falta para Abdou neste mercado. “Estou na hotelaria desde 1984, portanto há 41 anos. Meu primeiro hotel foi o Maksoud Plaza em São Paulo, começando como gerente de serviços, uma espécie de subgerente de áreas”, lembra Abdou Farah.

A partir deste primeiro trabalho, ele não parou mais e atuou em várias redes hoteleiras do Brasil e do exterior. Em seguida foi para o Mofarrej Sheraton, também na capital paulista, atuar como gerente de recepção. Depois mudou-se para Recife, onde foi gerente de hospedagem no Mar Hotel. De volta a São Paulo, assumiu a gerência de um flat em Alphaville, o Le Bougainville, do grupo Accor — rede francesa de hospitalidade que opera hotéis, resorts e flats em mais de 110 países.

Ainda em São Paulo, Abdou passou a ser gerente geral do Hotel Bourbon e, em seguida, foi para Curitiba, onde atuou no Hotel Mabu e depois no Mabu Thermas, em Foz do Iguaçu, para fazer a gestão de implantação deste empreendimento por três anos. Ainda em Foz, trabalhou no Hotel Internacional Foz como gerente geral, partindo depois para Campos do Jordão, onde foi gerente geral do Hotel Mont Blanc.

Após toda essa experiência em hotéis brasileiros, Abdou Farah partiu para os Estados Unidos, desta vez trabalhando como administrador de negócios na área imobiliária, em uma empresa que gerenciava condomínios residenciais na cidade de Boston, capital do estado de Massachusetts.

De volta ao Brasil, retomou a carreira na hotelaria como gerente geral do Hotel Excelsior, em São Paulo. Depois seguiu para Salvador, onde foi gerente geral do Hotel Sotero. De volta novamente à capital paulista, reassumiu o Excelsior, que após ser vendido para a rede Monreale Hotels passou a se chamar Hotel Monreale.

Em seguida, Abdou Farah voltou a ter uma experiência internacional na cidade de Assunção, capital do Paraguai, onde está há 2,5 anos como gerente geral do Crowne Plaza Assunção.

“Antes de atuar no segmento da hotelaria, já trabalhei em Beirute, capital do Líbano, em Bagdá, capital do Iraque, e na Arábia Saudita, nas respectivas embaixadas brasileiras. Eu era oficial de chancelaria concursado. Decidi voltar ao Brasil e ao ramo dos hotéis”, informou Abdou Farah, que é formado em Comércio Exterior e tem fluência em inglês, francês, espanhol e, claro, a língua oficial dos seus pais — o árabe — além do português, sua língua nativa. “Quando deixei as embaixadas, fui indicado para a hotelaria, e foi a partir daí que toda a minha experiência em hotéis começou.”

A vida internacional de Abdou Farah teve início aos 13 anos, quando foi morar com a família no Líbano, onde concluiu os estudos e se formou em Comércio Exterior. Atuou nesse segmento na Arábia Saudita, intermediando empresários brasileiros interessados em exportar produtos para aquele país. “Fazíamos contatos com as empresas brasileiras que tinham interesse em exportar produtos para a Arábia Saudita”, recorda.

Abdou lembra que acompanhou toda a evolução do mercado hoteleiro nos últimos 40 anos. Em 1984, quando trabalhava no Maksoud Plaza, em São Paulo, participou do processo que fez do hotel o primeiro empreendimento hoteleiro do Brasil a se tornar 100% informatizado. A partir daí, essa tendência se espalhou por toda a hotelaria brasileira.

“Atualmente, os hotéis estão se adaptando ao surgimento de plataformas como o Airbnb e a Booking.com, que estão transformando o mercado. Como o avanço da tecnologia em todos os segmentos é irreversível, não adianta se revoltar — é preciso se adaptar e aprender a conviver com ela para continuar crescendo. Essas plataformas ajudam as pessoas a encontrarem acomodações com mais facilidade”, analisa.

Abdou Farah é casado com Maria Cecília há 40 anos. O casal tem três filhos: Daniel, administrador; André, publicitário — ambos morando em São Paulo —; e Antônio Augusto, advogado, que mora em Ponta Grossa, no Paraná.

Para o futuro, Abdou tem um projeto voltado para hotelaria que deverá ser implementado em 2026. “Será no segmento de consultoria hoteleira. É o que posso dizer até o momento”, conclui Abdou Farah.